Menu principal

segunda-feira, 14 de março de 2011

Capitães da Areia


Ontem foi meu segundo dia de vendas de camisetas no Embu das Artes. 
   As vendas não foram lá TÃO rentáveis, mas foram pequenas coisas que fizeram aquele dia ser especial: muitas pessoas se interessaram nas camisetas, não especificamente NAQUELAS que estavam na barraca, e sim, naquelas que elas instantaneamente criaram em suas mentes quando eu disse que eu faço camisetas sob encomenda.
   São cenas como essas que costumam ficar grudadas no canto de minha mente e que fazem eu perceber que vale a pena desenhar com a alma e não simplesmente pensando no bolso. Cenas como a de um casal de velhinhos que logo de cara eu percebi que não queriam comprar nada, mas eu dei uma atenção especial à eles ao explicar o significado de algumas camisetas, eles adoraram e elogiaram, com sinceridade, por minha atitude. Cenas como uma família composta por mãe, pai e filha, que elogiaram também e a filha olhou pra minhas camisetas com um brilho incrível nos olhos que dizia mil coisas ao mesmo tempo.
   Enfim... Valeu a pena!
-----------------


Hoje vou postar uma camiseta que ilustra um dos meus livros preferidos. Já foi comprada na semana passada no Embu.
Camiseta:
>>"Capitães da Areia"
   Da esquerda para a direita, de cima pra baixo os personagens são Pirulito, Gato, Sem-Pernas, Pedro Bala, Volta Seca, Dora, o negro forte é o João Grande, os dois garotos de mãos dadas são Barandão e Almiro, Boa-Vida com o violão e o Professor desenhando na calçada.
   No ano passado eu li este livro para prestar vestibular (lerei e prestarei novamente neste ano kkk) e conforme eu ia lendo, eu anotava as características físicas dos personagens.
-> Professor costumava desenhar nas calçadas, vivia lendo livros roubados e vestia um sobre-tudo. Ele representa a expressão artística dos garotos de rua; 
-> Boa-Vida se vestida de qualquer jeito, vivia com um chapéu-coco, fumava bitucas de charuto que encontrava no chão, bebia e tocava violão nos bares. Representa principalmente a figura do malandro na sociedade.
-> Pedro Bala e Dora representam a expressão comunista do autor Jorge Amado. Dora, individualmente, é vista como a mãe do bando, respeitada e venerada por todos; 
-> Barandão e Almiro, representam a homossexualidade apresentada em certos garotos do bando. Almiro, contraiu a varíola (também chamada de 'bexiga negra'), por isso coloquei uma bexiga em sua mão (ham, sacou??); 
-> Pirulito é alto e cabeçudo. Coloquei um crucifixo no pescoço dele porque ele representa a religião católica. Coloquei um pau com pregos na mão dele porque... porque... porque EU QUERO! =)
-> João Grande é forte e negro. Pratica capoeira e frequenta muito o candomblé, religião em destaque na Bahia (da qual Jorge Amado era simpatizante).
-> Gato é bonitão, pegador e ganhava dinheiro trapaceando em jogos de cartas.
 -> Volta Seca é fanático por Lampião e seu bando. Volta Seca tentava se vestir como um cangaçeiro também.
-> Sem-Pernas: um garoto transtornado e cheio de ódio. Tem um perna torta por ter sido torturado por policiais. Os capítulos que falam sobre ele são aqueles que você lê e da graças a Deus por ter um lar, familia e pernas perfeitas. =X

  Pra desenhar nesse estilo (personagens magrelos, beiçudos e olhos pequenos) eu me inspirei no estilo de um mangá MUITO BOM que eu estava lendo, chamado "Preto e Branco" (Tekkon Kinkreet), que também fala sobre garotos de rua (Quem se interessar leia o mangá - são só três volumes - ou baixe o filme clicando aqui).
  Acho que só essas duas imagens dão uma ideia da minha inspiração nesse mangá:
(inspiração para Barandão e Almiro)

(inspiração para Pedro Bala)
 


  É isso, escrevi demais hoje, prometo ser mais resumido na próxima.
  Comentem! o/

2 comentários: